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    [Tutorial] Editor de Cenários

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    Mario BrosS
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    [Tutorial] Editor de Cenários

    Mensagem por Mario BrosS em Sab Jul 31, 2010 1:37 am

    Noções Básicas

    Estarei acentuando alguns pontos básicos que você deve saber antes de prosseguir no aprendizado do Editor.

    Cenário: É o “palco” de ação do jogo, é o mapa, aonde você irá jogar.No editor de cenários você poderá criar o seu cenário como quiser, adicionando a ele atributos, unidades e outras coisas.Unindo vários cenários em um enredo único através de XML ou com softwares próprios você pode fazer uma campanha.

    Unidades: Objetos, efeitos, e etc.As unidades – como são chamados tudo que você vê num cenário – as unidades podem ser unidades de determinado jogador no cenário ou da Mãe Natureza – Chamados de Gaia nos outros jogos da série, estas unidades são os animais, arvores e etc.Tudo que pertence á natureza – apenas as unidades de algum jogador podem ser controladas.

    Terreno: Quando você cria um cenário além de colocar unidades nele, para que ele seja realmente completo você precisa criar uma paisagem nele. Você pode adicionar água, florestas, penhascos e etc. Além de poder controlar a elevação de seu cenário, criando morros, inclinações, montanhas, buracos, o que quiser.

    Gatilhos:A base de um cenário, o que organizará as tarefas, os efeitos e os acontecimentos no seu mapa serão os Gatilhos, ou Triggers em inglês. É a área mais demonstra um bom editor, mas também é a parte mais difícil de criar num cenário, principalmente por estarem (mesmo na tradução, em inglês). Os gatilhos consistem em:

    * Condições: Alguma coisa que deverá acontecer para ativar os “Efeitos” – Você irá determinar estas condições para que, por exemplo, quando um jogador clicar num soldado, ele morra, ou a tela mude de posição.

    * Efeitos: São ativados ou não pelas Condições. Os efeitos variam dês de perder a Partida a fazer uma contagem de pontos interna no jogo. Nos outros jogos da série os efeitos são poucos em relação ao editor do Aom que são muito mais numerosos, e mais complicados para se dominar.

    Bugs: No editor de cenários, nós chamamos de "bugs" os erros técnicos existentes no editor, principalmente com gatilhos, que ás veses causam efeitos inesperados no mapa e no visual.Mas um bom editor sabe como usa-los para seus próprios fins..

    Cinemáticas: As cinemáticas foram uma grande evolução para jogos RTS, uma cinemática é tipo um filme que acontece dentro dos cenários, ou seja você edita a posição da camêra, adiciona dialogos e animações.Dialogos e Animações são adicionados através dos gatilhos, dão mais vida á cinemática, mas são trabalhosos de se criar.Mais á frente aprenderemos como faze-los.Aqui na Aoew tem um tutorial básico sobre cinemáticas no "Táticas e Tutoriais".

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    Menu Principal

    O Menu Principal se encontra no topo da tela, nele se encontram a maioria das ações de criação de cenários.Este menu é a chave para todas as outras ações importantes no editor.Dele você seleciona um botão ou uma barra.Tais:

    Barra de Arquivo:
    Opções de Arquivo

    * Novo: Cria um novo cenário
    * Carregar: Carrega um cenário existente
    * Salvar: Salva o cenário atual
    * Salvar como: Salva o cenário atual separadamente com outro nome
    * Criação Cinemática: (Sem informações)
    * Capturar Tela: Ação que captura a tela atual do editor
    * Retornar ao Menu Principal: Retorna ao Menu do Jogo
    * Sair: Sai do programa

    Barra de Cenário

    * Dados de Jogador: Personalisa, edita, modifica as caracteristicas de cada jogador.Como cores, civilização, deus e AI.
    * Dados do Cenário: Você determina o limite de população, nome do arquivo do cenário e etc.
    * Resumo do cenário: Mostra os dados do mapa, como tamanho, tipos de terreno e etc (mas tais não são editáveis nessa opção)
    * Teste do Cenário: Você faz um teste simples em seu cenário escolhendo jogar com qualquer jogador no cenário.
    * Objetivos: Você edita os dados do cenário; Nome, subnome, frase, objetivos e dicas.
    * Unidades Proibidas: Você determina quais unidades podem e não podem ser utilizadas por determinado jogador no cenário.
    * Diplomacia: Você determina uma diplomacia entre os jogadores, aliado, inimigo ou neutro.

    Barra do Mundo

    * Luz: Determina uma iluminação para o cenário.Tais iluminações são meramente decorativas e graficas.A iluminação "basica" é a DEFAULT.
    * Tamanho do Mapa: Determine o tamanho do cenário selecionando cada lado mostrado no menu utilizando os sinais "+" e "-" você adiciona espaços ao mapa.Nota: Isto deve ser feito com numeros abaixo de 400 (400x400 é o tamanho máximo de um cenário) caso contrário podem ocorrer bugs no editor.
    * Elevação do Mapa Escolha entre adicionar ou diminuir a elevação, para haver efeito deve-se apertar o botão "aplicar".Nota: A elevação dos cenários é limitada, mas existem tecnicas avançadas que você pode checar nos Guides do HeavenGames.

      Data/hora atual: Seg Dez 11, 2017 12:29 am